Brazil Portuguese

Brazil English
Blog: www.omovimentodograalnobrasil.blogspot.com

Facebook: www.facebook.com/discutindodireitosdasmulheres

O Movimento do Graal é uma organização internacional de mulheres que trabalham em busca comprometida com a transformação do mundo em uma comunidade de justiça e paz. Foi fundado na Holanda, em 1921, é um movimento ecumênico, cultural e social, presente hoje em 18 países, com status consultivo na ONU desde 1998.
As mulheres do Graal trabalham em redes internacionais que ajudam a orientar e impulsionar suas ações em programas e projetos sociais, buscando construir uma cultura de cuidado com o futuro da humanidade e com a vida de nosso planeta.
O Movimento do Graal está presente no Brasil desde 1949. A ação do Graal no Brasil passou por várias modificações ao longo dos anos, no entanto, sempre se orientou pela prática da educação popular, da saúde humanizada e do desenvolvimento social em áreas urbanas e rurais. Atualmente somos 41 associadas distribuídas nas cidades de Belo Horizonte, Pirapora, Buritizeiro e Montes Claros (Minas Gerais), Angra dos Reis (Rio de Janeiro), Abadiânia (Goiás) e Distrito Federal.
O Graal faz parte do Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária e tem assento no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. É, também, grupo focal da Rede Mulher e Educação e é sede da Secretaria Executiva da Rede Feminista de Saúde, regional Minas Gerais.

Os eixos de atuação do Graal no Brasil são:

 

  • Espiritualidade
  • Saúde da mulher, sexualidade e direitos reprodutivos.
  • Saúde comunitária, segurança alimentar e meio ambiente.
  • Economia Popular Solidária.
  • Fortalecimento da cultura.


Projetos e programas


No Brasil temos dois grandes projetos que estão em funcionamento atualmente. A partir deles são desenvolvidos diversas ações  e campanhas.

Centro da Mulher – funciona desde 1990 e tem abrangência estadual. É fruto do trabalho de assessoria às Mulheres Trabalhadoras Rurais. Seu primeiro propósito foi tornar-se um Centro de Assessoria. Sua missão é ser um espaço de formação sócio-política e de fomento de metodologias participativas para grupos populares de mulheres, incentivando a busca conjunta de mudanças no seu cotidiano, através de intervenções educativas no campo da saúde, sexualidade, direitos reprodutivos, meio ambiente e da “economia popular solidária” (geração de trabalho e renda), contribuindo assim para o desenvolvimento local e sustentável de comunidades urbanas e rurais, tendo como princípios fundamentais a abordagem de gênero, raça e o ideal da democracia e da equidade social. Os eixos de atuação do Centro da Mulher são:

  • Saúde e Meio Ambiente (uso de plantas medicinais, ação educativa de combate ao lixo e segurança alimentar e nutricional);
  • Sexualidade e Direitos Reprodutivos com qualidade de vida (saúde reprodutiva, educação sexual, DST’s e AIDS);
  • Fortalecimento de grupos de geração de trabalho e renda dentro de uma visão de economia popular solidária.

Centro de Apoio ao Desenvolvimento Comunitário Sustentável (CADCS) – tem atuação no Norte de Minas Gerais, principalmente nos municípios de Buritizeiro e Pirapora. Desenvolve trabalhos com mulheres agricultoras rurais e urbanas e jovens em situação de vulnerabilidade social. Suas ações são pautadas na questão de gênero em três eixos de atuação:

  • Saúde comunitária, segurança alimentar e meio ambiente.
  • Economia Popular Solidária.
  • Fortalecimento da cultura

 


Rua Pirapetinga n º 390, Serra, Belo Horizonte/MG, CEP 30220-150
Tel/Fax: (+55) (31) 3225-2224
E-mail: graalbrasil at graalbrasil dof org dot br

 

 

Events Calendar

November 2017
M T W T F S S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3
English French German Italian Portuguese Russian Spanish

Subscribe




Login